quinta-feira, 4 de julho de 2013

Estudo sobre as implicações de segurança dos sistemas operacionais de “smartphones”

O OFCOM  publicou um relatório independente produzido por Goode Intelligence a respeito da segurança dos sistemas operacionais de “smartphones” O relatório foi encomendado com base no princípio regulatório do OFCOM de levantar constantemente dados mercadológicos com o objectivo de se manter na vanguarda da evolução tecnológica.

Esse estudo investiga os quatro principais sistemas operacionais de smartphone que são utilizados no Reino Unido, ou seja, Apple iOS, BlackBerry OS, Google Android e Windows Phone, sendo que o Google Android e o Apple iOS dominam o mercado com 54% e 32% respectivamente.
Além de pesquisar dez áreas-chave de segurança de sistemas operacionais usados em “Smartphone” o relatório mostra que os Smartphones e os aplicativos móveis alteraram  a relação que os consumidores têm com a empresa operadora da rede móvel (MNO – Mobile Network Operator). Antes que os Smartphones fossem introduzidos os consumidores recebiam a maioria dos seus serviços, incluindo serviços de mensagens e dados limitados, principalmente através da MNO. Os Smartphones modificaram essa relação com a introdução de serviços over- the-top (OTT) que são entregues aos consumidores pelos prestadores de serviços através de aplicativos móveis.
Esta mudança da MNO para a prestação de serviços de valor adicionado móvel tem implicações para a segurança e para o ambiente regulatório que é o assunto abordado no relatório.
O relatório de 137 páginas está disponível em http://stakeholders.ofcom.org.uk/binaries/research/telecoms-research/smartphone-os/Goode_Intelligence_report_O1.pdf

Nenhum comentário: